Bem vindo à área de Jornais escolares da Direção-Geral da Educação!

..::[NOVO]::..  cartaz Jornais escolares – descarregue, imprima e afixe na sua escola (formato A3)!

cartaz_jornais_escolares_dge

É objetivo desta área dedicada aos Jornais escolares, não só apoiar, como fazer a divulgação de boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos.

Pretende-se ainda, dotar os docentes, os alunos e as escolas de conhecimento e ferramentas que os habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.

Para o efeito, os professores coordenadores dos projetos de Jornal Escolar poderão registar no formulário disponível nesta página o jornal que dinamizam no seu agrupamento / escola. Findo o processo de registo, o Jornal, após aprovação, será publicado numa ficha específica  e ficará visível para os utilizadores.

Formulário de registo:

[clique na imagem para aceder]

formularioje

***

Em pleno século XXI, é geralmente aceite que os Media (jornais, TV, rádio, cinema, Internet, videojogos, telemóveis,…) possuem um papel cada vez mais fulcral na vida dos cidadãos, sobretudo depois do extraordinário desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Sendo a escola, além da família, o local privilegiado de educação de crianças e jovens, deverá dotar os alunos dos instrumentos para um melhor entendimento da realidade que os cerca e dos meios de comunicação, bem como para um melhor exercício da cidadania. O Jornal escolar tem sido, ao longo do tempo, um excelente instrumento de educação para a cidadania, de promoção do espírito crítico e de integração dos saberes a um nível transversal.

Esta iniciativa surge no contexto do Referencial de Educação para os Media que a Direção-Geral da Educação (DGE) publicou no âmbito das Linhas orientadoras de Educação para a Cidadania.

As diversas iniciativas de Educação para os Media da DGE estão disponíveis a partir de http://www.dge.mec.pt/educacao-para-os-media.

***

Consulte a Informação geral:

[clique na imagem para aceder]

inform_je