Início

Nesta área, disponibilizaremos sugestões de ferramentas para a produção de jornais em formato digital  [Clique nas imagens para aceder].

Sugestão de Ferramenta para envio de Ficheiros até 2 GB de dados:

wetransferO sítio web https://www.wetransfer.com/ permite a transferência de ficheros de forma gratuita, sem publicidade, sem registo prévio, de forma intuitiva, sem SPAM. É permitido o envio de vários ficheiros ao mesmo tempo e os os ficheiros são mantidos durante duas semanas.

Ferramentas para edição de texto:

logo_gdrive
Google Drive
Aplicação Google, anteriormente conhecida como Google Docs, permite a edição de documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações, a colaboração e a partilha de documentos. Possui 5 Gb de capacidade.
logo_libreoffice
Libre Office
Software livre que inclui pacote completo de edição de texto, folha de cálculo e apresentações.
logo_openoffice
Open Office
O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice.
logo_office365
Office 365
O Office 365 fornece acesso a partir de praticamente qualquer local às ferramentas do Office a que está familiarizado, para além um acesso ao e-mail de nível empresarial, a conferências e mais serviços de TI. A versão gratuita oferece 25 Gb de espaço.
logo_word
Word
Provavelmente, o software de edição de texto mais conhecido.
Ferramentas para edição de imagem:
logo_art_weaver
Artweaver
Permite pintar criativamente com a ajuda de uma enorme gama de ferramentas de pintura. Permite ainda criar desenhos, pinturas, ilustrações ou editar fotos. Tem um interface muito simples mas com um bom conjunto de ferramentas. Existe em duas versões uma gratuita e uma paga (Artweaver Plus) que possui mais recursos.
logo_gimp
Gimp
Gimp (GNU Image Manipulation Program) é um editor de imagens e fotografias. Permite criar gráficos e logótipos, editar fotografias e imagens e converter arquivos entre diferentes formatos de imagens. Permite realizar editar imagens ou fotografias existentes bem como criar novos trabalhos de arte gráfica. O GIMP contém também uma grande variedade de filtros e efeitos gráficos.
logo_inkscape
Inkscape
Inkscape é um editor de gráficos vectoriais com código aberto (open source), Muito completo. Semelhante ao Adobe Illustrator, Corel Draw, Freehand ou Xara X.
logo_paintnetPaint.net
É um software gratuito de edição de imagem e fotografia para plataforma Windows.
Apresenta uma interface muito com suporte a camadas. Permite a utilização de efeitos especiais e uma grande variedade de ferramentas úteis e poderosas.
Uma comunidade online de utilização desta ferramenta fornece ajuda amigável, tutoriais e plugins.
logo_picasa
Picasa
O software Picasa permite, de uma forma simples de visualizar, editar e organizar fotografias. O Picasa 3.9 permite que se partilhe diretamente no Google+ e oferece muito mais ferramentas de edição.
Ferramentas para paginação:
joomag_logo
Joomag
Serviço gratuito para a criação de conteúdo interativo digital, incluindo revistas digitais, álbuns de fotos, catálogos e e-books.
logo_quarkexpress
Quarkexpress
QuarkXPress é um software de design que permite criar e publicar materiais para impressão, para Web, para e-readers, tablets ou outros meios digitais. Trata-se de uma ferramenta fácil de usar em que não é necessário a utilização de codificação ou programação.
logo_publisher
Publisher
Aplicação de edição eletrónica da Microsoft, diferindo do Microsoft Word uma vez que a ênfase é colocada no layout de página e no design.
O Publisher tem ferramentas simples que fazem com que seja fácil destacar determinado conteúdo e captar a atenção com fotografias e ilustrações.
logo_scribus
Scribus
Scribus é um programa Open Source para layout e paginação profissional em diversas plataformas, com uma combinação de saída de pronto a imprimir e novas abordagens para o design da página. Com um interface moderno e de fácil utilização, o Scribus suporta características de publicação profissional, tais como separações de cores CMYK e cores especiais, gestão de cores ICC, bem como a criação de PDF.
Ferramentas para publicação na internet:
logo_calameo
Calaméo
Plataforma que permite a publicação de documentos grátis compatível com diversos formatos, incluindo tablets. Permite ainda a partilha em redes sociais.
logo_issuu
Issuu
Issuu é um serviço online que permite a visualização de material carregado digitalmente, como portefólios, livros, edições de revistas, jornais, etc. Permite a integração com redes sociais para promover o publicado. Pode permitir a visualização online ou o download de arquivos.
logo_scribd
Scribd
O Scribd é uma plataforma de alojamento de documentos em diversos formatos que permite a partilha e a incorporação dos documentos em blogs, jornais ou a partilha nas redes sociais.
Permite que os documentos estejam disponíveis para download e a conversão de alguns formatos.
wiki_jornalWikijornal
Segundo os autores desta plataforma a wikijornal é ”  um site que lhe permite fazer jornais online de forma colaborativa. A utilização do site é gratuíta tanto para quem gere o jornal, como para quem o lê. Ideal para fazer o Jornal da Escola. (…) A gestão do jornal é muito fácil e intuitiva, semelhante a um blog, ou uma página no facebook.”
Ferramentas para colaboração e partilha de documentos:
boxnet-logo
Box
Este serviço oferece 5Gb para alojamento de documentos. foi recentemente lançado um editor em linha que permite a edição de documentos word, por exemplo.
logo_dropbox
Dropbox
Outro serviço de armazenamento de ficheiros que disponibiliza 2 Gb de espaço que podem ser aumentados até 18 se o serviço for partilhado. Permitir usar uma pasta pública para disponibilizar ficheiros.
logo_gdrive
Google Drive
Aplicação Google, anteriormente conhecida como Google Docs, permite a edição de documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações, a colaboração e a partilha de documentos. Possui 5 Gb de capacidade.
logo_skydrive
Skydrive
SkyDrive, Microsoft SkyDrive ou Windows Live SkyDrive é um serviço de armazenamento que faz parte da linha Windows Live da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer ficheiro, usando uma Windows Live ID. Também é possível definir ficheiros como públicos (qualquer pessoa poderá aceder à pasta definida como pública). Oferece 7 Gb de espaço.
logo-sugarsync
Sugarsync
Outro serviço de armazenamento de ficheiros que sincroniza com as pastas do computador. oferece 5 Gb de espaço.