Nesta secção encontrará diversos recursos de apoio à criação e dinamização de Jornais escolares.

Projetos e iniciativas nacionais:

agenda

25+UM – Agenda de Actividades de Educação para os Media
Recurso integrado no Portal Literacia para os Media que, nas páginas 9, 10, 15, 16, 18 e 31 oferece aos docentes sugestões de atividades específicas tendo em conta jornais e que podem integrar-se no trabalho da sala de aula que conduza à produção de um Jornal escolar.
bocc
Biblioteca online de Ciências da Comunicação
Serviço da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) que disponibiliza diversas publicações sobre Ciências da Comunicação.
banner_ese_ips
Base bibliográfica da ESE de Setúbal, assunto “Jornais escolares”
Exemplo de um conjunto de textos e obras constante da Base bibliográfica de uma das Escolas Superiores de Educação do País.
dn_escolas
DN@Escolas
O Jornal Diário de Notícias desenvolveu em 2011/2012 a 5ª edição de uma iniciativa que considera um projeto educativo para o ensino secundário e profissional. As escolas participantes têm não só acesso a diversa informação sobre como elaborar um jornal como a oportunidade de participar num concurso.
educmedia
Educação para os Media no distrito de Castelo Branco
O projeto «Educação para os Media na Região de Castelo Branco» começou em Outubro de 2007, contactando as 29 escolas com 2º e/ou 3º Ciclos do Distrito de Castelo Branco, as quais foram convidadas a participar no projeto.
Ao mesmo tempo foi iniciada a melhoria técnica e de conteúdos do CD-Rom »Vamos fazer jornais escolares», que passou a suporte DVD. O CD-Rom foi desenvolvido e testado no âmbito de uma dissertação de doutoramento já concluída e que teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este DVD constitui um valioso recurso para as equipas que, nas escolas, pretendam desenvolver projetos de jornal escolar.
medialab
Media Lab
Criado em especial para os jovens a partir do 1.º ciclo do ensino básico até ao secundário, o Media Lab é uma iniciativa do jornal Diário de Notícias que pretende ser um espaço de interacção e criatividade, onde se desenvolvem programas e actividades de Educação para os Media, orientadas para a compreensão e participação activa no espaço global da informação.
p23_blogue_publico_na_escola
Página 23
“Como fazer um jornal escolar online? Luís António Santos, professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e membro do júri do Concurso Nacional de Jornais Escolares, ajuda a encontrar uma resposta.” Começava assim o primeiro artigo do blogue “Página 23” que apoiou a iniciativa Público na Escola entre Setembro de 2010 e Julho de 2011. O blogue continua a ser publicado, sob a responsabilidade de Eduardo Jorge Madureira. A sua leitura dará, com certeza, inúmeras boas sugestões para o trabalho com alunos e não apenas no caso dos projetos de jornal digital.
portal_literacia_para_os_media
Portal de Literacia para os Media
O Portal da Literacia para os Media é um sítio da Internet agregador de informação sobre esta temática, constituindo-se como plataforma disponibilizadora de ferramentas para promoção de projectos no âmbito da Literacia para os Media e de fóruns de debate sobre esta problemática. O Portal disponibiliza não apenas referências como diversos recursos sobre esta temática em que se insere a criação de jornais escolares.
lit_media_recursos_pais_profes
Portal de Literacia para os Media – recursos para pais e educadores
Este Portal oferece uma secção inteiramente dedicada a recursos úteis a pais e professores onde se pode, por exemplo encontrar
publico_na_escola
Público na Escola
Esta foi uma das iniciativas que, em Portugal, mais apoiou a criação e dinamização de projetos de jornalismos escolar. O jornal “Público” publicou diversos boletins que as escolas interessadas subscreveram e onde encontraram não só apoio ao desenvolvimento dos seus próprios projetos como a divulgação de boas práticas. Publicado entre Setembro e Junho, com uma periodicidade mensal, o boletim PÚBLICO na Escola selecciona um tema de capa, apresenta propostas de trabalho, refere livros e sites úteis para quem trabalha na área da educação para os media. Além disso, dá a conhecer o trabalho de diversos estabelecimentos de ensino.
teia-logoTeia
Projeto colaborativo que divulgava textos de pendor jornalísticos produzidos nas escolas de todo o país.
E ainda:
edu_media
Área de Educação para os Media da Direção-Geral da Educação
Outros projetos e iniciativas:
whyhave_school_news
BBC – news round – why have a school newspaper?
A área dedicada a crianças e jovens do sítio web da conhecida televisão inglesa, dedica alguma atenção aos Media em geral e aos jornais escolares em particular.
clemi
Centre de Liason et de l’Enseignment des Médias d’Information – CLEMI
O CLEMI é responsável pela educação para os media em todo o sistema educativo francês desde 1983. A sua missão é ensinar aos alunos a utilzação dos media como cidadãos. Este objectivo é apoiado por parcerias fortes entre os professores e os profissionais da informação. Todos os professores, independentemente do seu nível e disciplina, podem recorrer ao CLEMI, tanto a nível nacional e regional, para formação, conselhos e recursos.
howto
How to create a school newspaper?
E quando são os alunos a ter a iniciativa? O sítio inglês wikihow dá algumas sugestões e lembra algumas pequenas coisas tão importantes como…. Pedir autorização à Direção da Escola!
journaldecole
Journal d’École
Algumas sugestões em francês para a criação de um jornal de escola.
portal_jornal_escolar
Portal do Jornal Escolar
«Para que serve o jornal escolar?
Se alguém tivesse alguma dúvida a esse respeito, bastaria levar em consideração a opinião das crianças cujos professores trabalham com esse recurso nos anos iniciais do Ensino Fundamental».
Este Portal brasileiro tem precisamente o objetivo de apoiar e divulgar boas práticas de criação e dinamização de jornais escolares no Ensino Fundamental no Brasil.