Nesta secção encontrará diversos recursos de apoio à criação e dinamização de Jornais escolares.
Projetos e iniciativas nacionais:
25+UM – Agenda de Actividades de Educação para os Media
Recurso integrado no Portal Literacia para os Media que, nas páginas 9, 10, 15, 16, 18 e 31 oferece aos docentes sugestões de atividades específicas tendo em conta jornais e que podem integrar-se no trabalho da sala de aula que conduza à produção de um Jornal escolar.
Biblioteca online de Ciências da Comunicação
Serviço da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) que disponibiliza diversas publicações sobre Ciências da Comunicação.
Base bibliográfica da ESE de Setúbal, assunto “Jornais escolares”
Exemplo de um conjunto de textos e obras constante da Base bibliográfica de uma das Escolas Superiores de Educação do País.
Exemplo de um conjunto de textos e obras constante da Base bibliográfica de uma das Escolas Superiores de Educação do País.
DN@Escolas
O Jornal Diário de Notícias desenvolveu em 2011/2012 a 5ª edição de uma iniciativa que considera um projeto educativo para o ensino secundário e profissional. As escolas participantes têm não só acesso a diversa informação sobre como elaborar um jornal como a oportunidade de participar num concurso.
Educação para os Media no distrito de Castelo Branco
O projeto «Educação para os Media na Região de Castelo Branco» começou em Outubro de 2007, contactando as 29 escolas com 2º e/ou 3º Ciclos do Distrito de Castelo Branco, as quais foram convidadas a participar no projeto.
Ao mesmo tempo foi iniciada a melhoria técnica e de conteúdos do CD-Rom »Vamos fazer jornais escolares», que passou a suporte DVD. O CD-Rom foi desenvolvido e testado no âmbito de uma dissertação de doutoramento já concluída e que teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este DVD constitui um valioso recurso para as equipas que, nas escolas, pretendam desenvolver projetos de jornal escolar.
Media Lab
Criado em especial para os jovens a partir do 1.º ciclo do ensino básico até ao secundário, o Media Lab é uma iniciativa do jornal Diário de Notícias que pretende ser um espaço de interacção e criatividade, onde se desenvolvem programas e actividades de Educação para os Media, orientadas para a compreensão e participação activa no espaço global da informação.
Página 23
“Como fazer um jornal escolar online? Luís António Santos, professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e membro do júri do Concurso Nacional de Jornais Escolares, ajuda a encontrar uma resposta.” Começava assim o primeiro artigo do blogue “Página 23” que apoiou a iniciativa Público na Escola entre Setembro de 2010 e Julho de 2011. O blogue continua a ser publicado, sob a responsabilidade de Eduardo Jorge Madureira. A sua leitura dará, com certeza, inúmeras boas sugestões para o trabalho com alunos e não apenas no caso dos projetos de jornal digital.
Portal de Literacia para os Media
O Portal da Literacia para os Media é um sítio da Internet agregador de informação sobre esta temática, constituindo-se como plataforma disponibilizadora de ferramentas para promoção de projectos no âmbito da Literacia para os Media e de fóruns de debate sobre esta problemática. O Portal disponibiliza não apenas referências como diversos recursos sobre esta temática em que se insere a criação de jornais escolares.
Portal de Literacia para os Media – recursos para pais e educadores
Este Portal oferece uma secção inteiramente dedicada a recursos úteis a pais e professores onde se pode, por exemplo encontrar
Público na Escola
Esta foi uma das iniciativas que, em Portugal, mais apoiou a criação e dinamização de projetos de jornalismos escolar. O jornal “Público” publicou diversos boletins que as escolas interessadas subscreveram e onde encontraram não só apoio ao desenvolvimento dos seus próprios projetos como a divulgação de boas práticas. Publicado entre Setembro e Junho, com uma periodicidade mensal, o boletim PÚBLICO na Escola selecciona um tema de capa, apresenta propostas de trabalho, refere livros e sites úteis para quem trabalha na área da educação para os media. Além disso, dá a conhecer o trabalho de diversos estabelecimentos de ensino.
Teia
Projeto colaborativo que divulgava textos de pendor jornalísticos produzidos nas escolas de todo o país.
Projeto colaborativo que divulgava textos de pendor jornalísticos produzidos nas escolas de todo o país.
E ainda:
Outros projetos e iniciativas:
BBC – news round – why have a school newspaper?
A área dedicada a crianças e jovens do sítio web da conhecida televisão inglesa, dedica alguma atenção aos Media em geral e aos jornais escolares em particular.
Centre de Liason et de l’Enseignment des Médias d’Information – CLEMI
O CLEMI é responsável pela educação para os media em todo o sistema educativo francês desde 1983. A sua missão é ensinar aos alunos a utilzação dos media como cidadãos. Este objectivo é apoiado por parcerias fortes entre os professores e os profissionais da informação. Todos os professores, independentemente do seu nível e disciplina, podem recorrer ao CLEMI, tanto a nível nacional e regional, para formação, conselhos e recursos.
How to create a school newspaper?
E quando são os alunos a ter a iniciativa? O sítio inglês wikihow dá algumas sugestões e lembra algumas pequenas coisas tão importantes como…. Pedir autorização à Direção da Escola!
Portal do Jornal Escolar
«Para que serve o jornal escolar?
Se alguém tivesse alguma dúvida a esse respeito, bastaria levar em consideração a opinião das crianças cujos professores trabalham com esse recurso nos anos iniciais do Ensino Fundamental».
Este Portal brasileiro tem precisamente o objetivo de apoiar e divulgar boas práticas de criação e dinamização de jornais escolares no Ensino Fundamental no Brasil.