Numa iniciativa do Grupo Informal de Literacia para os Media, no qual o Ministério da Educação e Ciência está representado através da Direção-Geral da Educação (DGE), decorrerá, entre os dias 3 e 9 de maio de 2014, a segunda edição da Semana “7 dias com os Media.

7 dias com os Media

O desafio, colocado aos diversos intervenientes da sociedade, como bibliotecas, meios de comunicação social, escolas de ensino básico e secundário, faculdades, grupos de alunos, centros de investigação e formação, blogues, redes sociais, associações , universidades  seniores,  autarquias, entre outros, é o de envolver cada vez mais a sociedade na discussão e entendimento do papel dos Media na vida atual.

Cada entidade que pretenda associar deve registar a sua iniciativa na plataforma disponível em http://www.literaciamediatica.pt/7diascomosmedia

Todas as iniciativas da DGE neste âmbito, em curso ou a lançar, serão atempadamente anunciadas na página Educação para os Media e através das Redes Sociais.

Fonte: DGE

Sugestões de atividades a realizar pelas Escolas com projetos de Jornalismo Escolar durante a Semana “7 dias com os Media”:

– Exposição de Jornais Escolares: os diversos números  publicados na escola nos últimos anos letivos; no caso dos jornais com edição digital, dar-lhes um lugar de destaque através de um monitor/pc num espaço da escola;
– Visita de Estudo ao Museu Nacional da Imprensa;
– Visita de Estudo ao MediaLab para participação num workshop;
– Fazer um jornal ao vivo: convidar toda a escola a associar-se à programação do próximo número do jornal escolar, criando um mural com sugestão de temas e preocupações a abordar;
– Fazer um Jornal de Parede;
– Fazer uma viagem virtual conhecendo outros projetos de jornal escolar.