O Portal do Jornal Escolar, um projeto brasileiro de referência no âmbito da Educomunicação / Educação para os Media, assume-se como um «recurso educacional aberto» e trata-se de «uma iniciativa do Comunicação e Cultura, uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, que promove o jornal escolar desde 1995. (…) A instituição se propõe contribuir para a disseminação do jornal escolar e a qualificação do seu uso, como instrumento de uma proposta pedagógica que permite à escola assumir as mudanças produzidas pelo extraordinário desenvolvimento da comunicação.»

Este é um dos recursos que a plataforma da DGE recomenda. Destaca-se hoje este pequeno vídeo que ilustra bem o impacto deste tipo de experiências pedagógicas juntos de professores e alunos (clique na imagem para assistir):

criancas_jornal_escolar