O jornal Encontro do Agru­pa­mento de Esco­las Fran­cisco de Holanda, Guimarães, é o grande vence­dor do Con­curso «A Europa no Futuro» , uma iniciativa do Projeto PÚBLICO na Escola e da Rede de Bib­liote­cas Esco­lares, em parce­ria com o Gabi­nete de Infor­mação do Par­la­mento Europeu em Por­tu­gal. Alunos e docentes rece­berão um sub­sí­dio de deslo­cação para par­tic­i­parem numa sessão Euroscola , em Estras­burgo, da respon­s­abil­i­dade do Par­la­mento Europeu.

Outros jornais se apresentaram a este concurso revelando a qualidade do trabalho que se faz nas Escolas: Toque de Saída, da Escola Secundária de Amares/Agru­pa­mento de Esco­las de Amares; ou, em segundo lugar, pelos do Agora Nós , do Agru­pa­mento Dr. Ser­afim Leite, S. João da Madeira, pub­li­cações dis­tin­guidas com menções hon­rosas.

O júri tam­bém enal­tece o tra­balho real­izado pelo Eco2, do Agru­pa­mento de Esco­las de Seia; o Letras &Tre­tas – Espaço Europa, da Escola Secundária Santa Maria do Oli­val, Tomar; e o Tri­gal , da Escola Secundária de Cal­das das Taipas.

Pro­mover uma reflexão sobre a Europa no futuro, imag­i­nando como se dese­jaria que ela fosse e referindo o lugar que nela pre­ten­dem ter as ger­ações mais jovens; fazer do jor­nal esco­lar um instru­mento cívico para a dis­cussão de temas rel­e­vantes e estim­u­lar a prática de um jor­nal­ismo esco­lar crítico e imag­i­na­tivo são três objetivos do concurso.

Para saber mais, aceda ao blogue P23

Imagem retirada de: http://blogues.publico.pt/pagina23/2013/09/27/o-jornal-encontro-vence-o-concurso-a-europa-no-futuro/