Lançada em março de 2013, durante o 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, esta iniciativa sobre Jornais Escolares da Direção-Geral da Educação conta já com o registo de cento e quatro projetos de jornalismo escolar.

Estes projetos, em diversos formatos (jornais de grande dimensão, revistas A4, jornais digitais), realizados por professores e alunos desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário e Profissional, tratam nas suas páginas as mais diversas temáticas no âmbito da Educação para a Cidadania.

O gráfico que se segue oferece-nos uma perspetiva das maiores preocupações dos projetos registados no que respeita a esta área, destacando-se duas temáticas: a Educação ambiental/Desenvolvimento sustentável e a Educação para a Saúde e Sexualidade.

À semelhança de outros projetos no âmbito da Educação para os Media, nomeadamente Rádios e TV’s escolares, os jornais continuam a ser uma excelente ferramenta para um ensino e aprendizagem que encaram o aluno como cidadão e visam contribuir para a sua formação como ser autónomo, responsável e solidário, exercendo os seus direitos e deveres em diálogo e com respeito pelos outros.

Jornais escolares e temas de Educação para a Cidadania